Imposto de Renda

A temporada oficial do Imposto de Renda 2020 já terminou, mas se você cair na malha fina, estamos aqui para te ajudar.

Muitas vezes a declaração de Imposto de Renda do médico pessoa física caiu na malha fina da Receita Federal, na grande maioria das vezes é por inconsistência no alinhamento de declaração de IR do médico e de seu paciente. Mas, não é só isso, existem outros aspectos.

Bem,esperamos que você não caia na malha fina, mas se acontecer, conte conosco.

A  Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 1.531 de 2014, determinou que a partir de 2015, o profissional liberal, seja ele médico, dentista, psicólogos, psicanalistas, etc terá que fazer a identificação dos titulares do pagamento de cada um de seus clientes pagadores, sejam eles Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.  

Assim, a Receita Federal poderá cruzar as informações dadas pelos contribuintes. O Médico, Dentista e demais profisionais da área de saúde terão obrigação de declarar o CPF, a data e valor do serviço prestado no programa multiplataforma Recolhimento Mensal Obrigatório, conhecido como Carnê-Leão, ou na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), essa medida começou a valer a partir de 1º de janeiro de 2015. Ou seja, todos os recibos emitidos a partir desta data deverão, necessariamente, conter.

- Nome e CPF do beneficiário do serviço

- Nome e CPF do pagador

- data do serviço prestado

- valor do serviço

Atenção, essa informação precisa ser transmitida a Receita Federal através da apuração mensal via Carnê Leão, (programa multiplataforma de recolhimento mensal) ou  deverá manter controles paralelos visando informar os valores recebidos, datas e CPFs (Titular e beneficiário) na declaração de imposto de renda anual. Quem não identificar o CPF do cliente estará descumprindo uma obrigação acessória, e esta quando não cumprida, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em penalidade. 

É recomendável muita atenção, pois a receita federal estará fazendo fortes cruzamentos. Se você considera essa informação importante, compartilhe com profissionais da área de saúde.

A 4 Account tem um serviço especializado de Contabilidade para Médicos que poderá ajudá-lo com todas essas questões burocráticas.

 

Brasil -  RJ - Rio de Janeiro  - Rua Dom Gerardo n° 63/4°andar  - Centro - CEP: 20090-030 - Tel: 55 (21 ) 2233-6718 / 2223-4590   e-mail: medicos@4ac.com.br