Pensando em abrir sua empresa médica

Apresentamos as atividades médicas e como atuar como pessoa jurídica nessas atividades.

Quando você decidir que irá abrir sua empresa médica, você precisa pensar em alguns aspectos importantes que definirão o seu contrato social, como: QUEM SERÃO MEUS SÓCIOS E O TIPO DE SERVIÇO QUE EU IREI PRESTAR. Esses dois aspectos são importantes e devem ser pensados no longo prazo pois farão parte do seu contrato social, o contrato social tem uma papel de permissão, ou seja ele permite que você possa atuar. Mas, não te obriga a exerce algo imediatamente.

Você deve esclarecer com uma contabilidade para médicos especializada, como você irá atuar de forma atualizada, pois existem obrigações especificas de acordo com a sua atuação, o contador precisa conhecer para te apoiar.

 

Consultório

O médico que possui um consultório, também poderá usar sua empresa pessoa jurídica para atuar como prestador de serviço, Para exercer sua atividade em um consultório, mesmo como PESSOA FÍSICA, você deverá estar legalizado com a vigilância sanitária, com seu alvará de funcionamento, CNES, PROCON e CEI.

Se você ainda tiver funcionários é necessário ter livro registro de funcionário, livro de inspeção do trabalho, quadro de horário, programa PPRA e PCMSO, além da realização de exames admissional e demissional.

Quando do desligamento de um funcionário, lembro que se o mesmo tiver mais de 1 ano é necessário realizar a homologação em sindicatos.

Outro fato, de grande importância, está na preparação do recibo, pois desde janeiro de 2015, passou a ser obrigatório a declaração dos CPFs dos clientes pagadores no programa multiplataforma da receita federal (carnê Leão).

Médicos e Dentistas, é recomendável que vocês busquem o apoio de uma contabilidade especializada para que não fiquem expostos as obrigações legais contábeis.

 

Prestador de serviço

Se você é um profissional que possui atividade econômica com prestação de serviços para hospitais, clínicas e laboratórios, e não possui estrutura física própria e profissionais contratados, o perfil da sua empresa será como um prestador de serviço.

Mas, a sua empresa não é restrita, também poderá atuar como consultório ou uma clínica, mas você deverá sempre conversar com uma contabilidade para médicos especializada para que ele possa fazer os ajustes necessários como alvará, certidões, etc.

Anestesista normalmente precisam montar uma empresa médica com essas características.Assim como cirurgiões em geral.

 

Clínica Médica

Caso você tenha a intenção de abrir uma clínica médica, existem outras obrigações especificas para clínicas, neste caso o ideal é que você entre em contato conosco, pois temos um pequeno conjunto de perguntas que você precisa responder para que possamos fazer a formalização necessária aos serviços médicos que sua clinica irá prestar. Essa etapa é de grande importância pois existem variações significativas entre as clinicas.

Brasil -  RJ - Rio de Janeiro  - Rua Dom Gerardo n° 63/4°andar  - Centro - CEP: 20090-030 - Tel: 55 (21 ) 2233-6718 / 2223-4590   e-mail: medicos@4ac.com.br